COMPLIANCE: Entenda a importância para o seu negócio
O termo Compliance se origina do verbo inglês "to comply", e pode ser traduzida como estar de acordo, em conformidade.
Na prática é a sua empresa estar agindo de acordo com a legislação, respeitando regras internas e externas, em todas as esferas.
Para tanto, devem ser adotadas uma série de regras de conduta ética que norteiam a rotina da empresa e dos seus colaboradores e a forma como eles se relacionam entre si e com o ambiente externo.
Se você atua no ramo de licitações, seja na esfera Municipal, Estadual ou Federal, está sujeito às regras da Lei nº. 12.846/2013, conhecida como Lei Anticorrupção, que trata de regras de conformidade para todas as organizações que se relacionam com a Administração Pública.
O atendimento a essa lei também é importante para a obtenção de crédito e para a exportação e importação de produtos.
A tendência é que a comprovação da existência de Programas de Compliance seja exigência para qualquer contratação com o poder público, como já ocorre na esfera federal e em alguns estados como Rio de Janeiro e Distrito Federal.
Entre em contato conosco caso queira saber mais sobre como criar um Programa de Compliance para sua empresa.